Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a gestão integrada de resíduos sólidos consiste no conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.
Além do que a legislação exige e do que o órgão ambiental solicita para manutenção da licença ambiental de operação, é necessário que a empresa busque as melhores estratégias para alcançar um desenvolvimento sustentável. E nesse sentido, surge a alternativa do Aterro Zero e Economia Circular.
O Aterro Zero e a Economia Circular remetem ao ciclo natural do meio ambiente, em que os produtos não são descartados no final da sua vida útil, mas voltam para o ciclo produtivo, sucessivamente de forma que não haja rejeito. Essa ideia de circularização tem sido aplicada nas empresas, tanto no processo produtivo quanto no pós-consumo, aumentando assim a vida útil dos Aterros Sanitários e diminuindo a extração de recursos naturais do meio ambiente.
> Como é a metodologia da Circular?
Com o inventário e o mapeamento dos resíduos, a equipe da Circular, no qual é altamente capacitada, vai em busca de desenvolver parceiros com o objetivo de circularizar os resíduos, ou seja, reinseri-lo em outra cadeia produtiva, pois, enquanto para algumas empresas o material é um resíduo, para outras esse mesmo material pode ser utilizado como matéria prima.
